A Banda de Bolliger é uma ferramenta de análise técnica definida por um conjunto de linhas que plotam dois desvios padrão (positiva e negativa) de uma média móvel simples (SMA) do preço , mas que pode ser ajustada às preferências do usuário. A Banda de Bollinger foi desenvolvida pelo famoso trader John Bollinger.
Na forma original da Banda de Bollinger é usada uma media móvel simples de 20 períodos mas nós encontramos um indicador baseado nas Bandas de Bollinger que usa a média ponderada por volume. Nosso artigo é baseado no indicador original pois pois usaremos os conceitos de Jonh Bollinger e como você pode conciliar esse indicador com preço e volume.
O que são as Bandas de Bollinger?
É um indicador que mede a volatilidade do ativo , possui uma média móvel central , uma linda de topo e uma linha de fundo que são separadas pelo desvio padrão. Por padrão esse desvio padrão é de 2,0, porem isso pode ser ajustado pelo trader.
Principal forma de Leitura
- Condição sobre comprada
- Condição sobre vendido
- faixa de negociação
No seu livro “Bollinger on Bollinger Bands” Jonh cita 22 conceitos que ele acha importantes sobre uso das bandas:
1. As Bandas de Bollinger determinam valores relativos de preços altos (banda superior) e baixos (banda inferior).
2. Estes preços relativos podem ser usados para comprar o movimento dos ativos e o movimento deste indicador, auxiliando nas decisões de compra e venda.
3. Indicações podem ser derivadas em conjunto com outros indicadores complementares como os de momento, de volume e de força de mercado.
4. Se mais de um indicador é utilizado, eles não devem ser relacionados. Por exemplo, um indicador de volatilidade pode complementar um indicador de volume, mas, dois indicadores de volatilidade não são melhores do que 1 apenas
5. As Bandas de Bollinger podem ser utilizadas para determinar padrões gráficos, como topos em “M” e fundos em “W”.
6. Cruzamentos ou encontros do preço com as bandas NÃO são sinais de compra ou venda por si só.
7. Durante uma tendência, o preço pode e irá cruzar com as bandas superior e inferior.
8. O fechamento de candles fora das Bandas de Bollinger é um sinal de continuação de tendência e não de reversão.
9. Os parâmetros padrões de 20 períodos na media móvel e 2 períodos padrões são somente padrões. Eles devem ser alterados e adaptados para diferentes mercados.
10. A média do centro das Bandas não deve ser a melhor para cruzamentos. Ao invés disso ela deve indicar a tendência de médio prazo.
11. Quando o número de períodos é ampliado, o número de desvios padrões também deve ser aumentado: 2,1 de desvios para 50 períodos e 1,9 desvios para 10 períodos.
12. A Média Móvel utilizada é a Simples porque na fórmula do desvio padrão também existe uma média simples. Isso garante consistência aos cálculos.
13. Se uma média exponencial for usada nas bandas, utilizar na média e também no desvio padrão.
14. Não faça deduções estatísticas baseadas no uso do desvio padrão utilizado na construção das bandas. A distribuição do preço de um ativo é não-normal e a amostragem típica do indicador (20) é muito pequena para um significado estatístico.
15. %b nos diz onde estamos em relação às bandas de Bollinger. A posição dentro das bandas é calculada usando uma adaptação da fórmula para Estocásticos.
16. %b tem muitos usos; entre os mais importantes estão a identificação de divergências, desconhecimento de padrões e a criação de sistemas de trading usando as BB.
17. Indicadores podem ser normalizados com o %b, eliminando variáveis fixas no processo. Para fazer isso insira uma BB com período 50 ou maior num indicador e então calcule o %b do indicador;
18. A Largura da banda (bandwidth) nos indica quão distantes as bandas estão. A largura “bruta” é normalizada usando a banda central. Usando os parametros padrão a Largura 4x o coeficiente de variação.
19. Largura de banda tem muitos usos. O mais popular é para identificar “bandas espremidas”, mas, também é util para se identificar mudanças em tendências, entre outras coisas.
20. As Bandas de Bollinger podem ser utilizadas na grande maioria das series de preços, incluindo ações, índices, câmbio, commodities, futuros, opções e títulos.
21. As Bollinger Bandas podem ser usadas em gráficos de qualquer tamanho. 5 minutos, uma hora, diário, semanal etc. A chave é que as barras devem possuir atividade o suficiente para dar uma visão robusta do mecanismo de “formação de preço” em funcionamento.
22. As Bandas de Bollinger não fornecem uma sinalização constante, ao invés disso elas identificam estratégias onde a probabilidade pode estar a seu favor.
Se você quiser aprender a ler o mercado saiba mais