Nesse post vamos falar do VZO ( Volume Zone Oscilator ). Por um bom tempo tentaram coloca na cabeça do traders que o único indicador de volume que funcionava de forma efetiva era o Weis Wave, porem o tempo passou e os estudos de preço e volume foram mudaram.
Ainda estamos engatinhando na análise de volume, mas já conseguimos ver um horizonte que já não é tão cinza.
O VZO (Volume Zone Oscilator) eu conhecia mas nunca dei muita importância. Sempre preferi o cumulative volume. Quando fui testar o VZO a partir do script do Fabio Trevisan para o ProfitChart, achei muito bom.
QUEM CRIOU O VZO?
Sua primeira aparição foi em 2009 por Walid Khalil , em 2011 ele teve um artigo na revista Technical Analysis of Stocks and Commodities. Ele mostra o fluxo do dinheiro baseado no OBV.
O QUE É O VZO?
É um oscilador que divide a atividade do volume em positivo e negativo. É positivo quando o preço de fechamento é maior que o fechamento do preço anterior ou o inverso.
LEITURA
A leitura do VZO é bem simples, ele possui uma região de sobrecompra entre 40% e 60%
Região de sobrevenda entre -40% e -60% , dentro da região de 5% e 40 ele segue na tendência de alta e entre menor que 0% e -40 ele segue na tendência de baixa.
Agora vamos ver um exemplo:
Nesse exemplo nós vemos Um exemplo de divergência e convergência, lembrando que o VZO é uma ferramenta auxiliar e não é a conselhável usar sozinha. Entender o comportamento do Preço e volume é fundamental.
Se você quer saber mais sobre preço e volume baixe nosso ebook de forma grátis e assista nossos vídeos no youtube.