O Método de Wyckoff foi ctiado por Richard Demille Wyckoff no início da década de 1930. O método são princípios e estratégias criadas para traders e investidores Profissionais . Wyckoff dedicou boa parte de sua vida negociando a fita e ensinando como o mercado funcionava. O Método de Wyckoff foi criado originalmente com foco no mercado acionário, porém atualmente tem aplicação em todos os tipos de mercados financeiros.
Wyckoff usou como base outros traders bem sucedidos para validar seus estudos além de si (especialmente Jesse L. Livermore). Atualmente, Wyckoff vem ganhando espaço e aos poucos vem tem o mesmo reconhecimento de outros grandes nomes como Charles H. Dow , Ralph N. Elliott e W.Gann.
As três Leis de Richar Wyckoff
A Lei da Oferta e Demanda
A primeira lei afirma que os preços aumentam quando a procura é maior que a oferta e cai quando acontece o oposto. Este é um dos princípios mais básicos dos mercados financeiros e claramente não é exclusivo do trabalho de Wyckoff. Podemos representar a primeira lei com três equações simples:
Demanda > Oferta = Aumento de preço
Demanda < Oferta = Queda de preços
Demanda = Oferta = Nenhuma mudança significativa de preço (baixa volatilidade)
De forma bem clara e direta é assim que funciona a Lei da Oferta e Demanda
Lei de causa e efeito
Essa Lei afirma que o desequilíbrio entre oferta e demanda não ocorre por acaso. Ela aparece depois de períodos de preparação dos participantes do Mercado, como resultado de eventos específicos. Nos estudos de Wyckoff, um período de acumulação é uma (causa) eventualmente leva a uma tendência de alta (efeito). Por outro lado, um período de distribuição também é uma (causa) e leva o mercado a uma tendência de baixa (efeito).
Lei de Esforço x Resultado
A terceira lei de Wyckoff afirma que as alterações nos preço de um ativo são resultado de um esforço, que é representado pelo volume negociado. Se o preço estiver em harmonia com o volume, há uma boa chance de continuação da tendência vigente. Agora, se o volume e o preço apresentarem divergência, é provável que a tendência do mercado diminua aponto de entrar em um Range ou mude de direção
O Homem Composto
Wyckoff criou a ideia de Homem Composto (ou Composite Operator) como um ser imaginária do mercado. Ele salientou que investidores e traders estudassem o mercado como se uma única entidade estivesse no controle. Isso ajudaria nas tomadas de decisões e acompanhamento do mercado. O Homem Composto representa as mãos fortes do Mercado como os maiores agentes (market makers), Fundos, Bancos e possivelmente os como os indivíduos mais ricos e investidores institucionais. exemplos individuais tempos o EIKE BATISTA que atuou como Homem Composto e o Joesley Batista dono da JBS. O Homem Composto sempre age em seu próprio interesse para garantir que possa comprar na baixa e vender na alta e quem estiver contra não pode ser considerado HC mesmo que seja grande institucional.
Acumulação
O Homem Composto vai as compras e a vendas antes de todo o mercado. Essa fase geralmente é marcada por um movimento lateral na qual o ele não deixa o Range se distanciar muito. A acumulação é feita gradualmente para evitar que o preço mude significativamente.
Tendência de alta (markup)
Quando o Homem composto finaliza sua campanha e a força de venda se esgota, ele começa a impulsionar o mercado para cima. Nesse momento, a nova tendência emergente atrai mais investidores e aumenta a demanda. Parte do volume também se caracteriza por necessidade de Stops de Players que se posicionaram do lado oposto ao Homem Composto. Durante um uma Tendência de alta pode haver várias fases de acumulação. Nós a chamamos de fases de reacumulação, onde a principal tendência pára e se consolida por um tempo, antes de continuar seu movimento direcional de alta.
Distribuição
Depois de todos movimento de alta, o Homem Composto começa a se desfazer de seus ativos (Distribuir). Ele vende suas posições lucrativas para aqueles que entram no mercado em um estágio de euforia. Normalmente, a fase de distribuição é marcada por um movimento lateral que absorve a demanda até que ela se esgote de forma similar a acmulação.
Tendência de Baixa
Logo após a fase de distribuição, o mercado começa a mudar para a tendência de baixa. Nessa hora o Homem Composto se desfez de suas posições compradas e termina de vender boa parte de seus ativos, ele começa a empurrar o mercado para baixo. Agora, a oferta se torna muito maior que a demanda e a tendência de baixa é estabelecida.
Da mesma forma que na tendência de alta , agora ocorre grandes quedas de preços. Da mesma forma que tivemos possíveis vendedores presos em posições contrárias ao Homem Composto no início do movimento de alta, nesse momento também temos Compradores mal posicionados, onde alguns compradores ficam presos, esperando uma inversão de tendência que não acontece. Quando a tendência de baixa finalmente termina, uma nova fase de acumulação começa e assim fecha-se o ciclo