Swap cambial é um termo utilizado para uma das ações que o Banco Central usa para intervir na desvalorização do Cambio e da Inflação.Os Países que usar o regime de cambio flutuante costumam usar esse artifício para reduzir as oscilações do Cambio.
O QUE É SWAP?
Swap cambial são contratos de troca de indexadores. Resumindo, é uma forma de gerenciar as taxas de reajuste pelas partes contratantes. Swap (do inglês, “troca”) é um derivativo financeiro que promove simultaneamente a troca de taxas ou rentabilidade de ativos financeiros entre agentes econômicos. Por meio dele o BC procura evitar movimento disfuncional do mercado de câmbio.
OBJETIVO DO SWAP CAMBIAL
O objetivo dessas operações é prover “hedge” cambial – proteção contra variações excessivas da moeda americana em relação ao real – e liquidez ao mercado de câmbio doméstico. A compra de contrato de swap pelo BC funciona como injeção de dólares no mercado futuro.
Quando uma empresa possui um ativo financeiro indexado à variação do dólar comercial e deseja trocar esse indexador por uma determinada taxa prefixada, sem se desfazer do ativo financeiro, ela poderá realizar essa operação por meio de uma troca de taxas.
No contrato de swap, o BC se compromete a pagar ao detentor do swap a variação do dólar, acrescida de uma taxa de juros (“cupom cambial”), e a receber a variação da taxa de juros doméstica acumulada no mesmo período (taxa Selic). Portanto, quem vende esse contrato fica protegido caso a cotação do dólar aumente, mas tem de pagar a taxa Selic para o comprador, no caso o BC.
HORÁRIO DO LEILÃO DE SWAP
Para não se pego de surpresa é bom estar antenado com o Mercado de Cambio , no Site do Banco Central , no dia anterior é informado o Horário do Leilão , Pagina do BANCO CENTRAL.
Nessa Página você fica sabendo das informações dos Leilões , para isso basta escrever swap na Busca.